Para execução de obras com qualidade, economia e segurança é imprescindível conhecimentos técnicos, que somente profissionais qualificados podem proporcionar. Um Engenheiro, por exemplo, tem a capacidade de coordenar uma equipe com eficiência, pois vai seguir as diretrizes previstas em projetos e normas aplicáveis a toda área de construção civil. É necessário a elaboração de um cronograma físico e financeiro para que o cliente não tenha surpresas durante as execuções. Para qualquer tipo de obra, também há a necessidade de formação de uma equipe qualificada e com o direcionamento de um líder com capacidade de gerir e conduzir as etapas com esclarecimentos e responsabilidade técnica.

Por desconhecimento, muitas pessoas entendem que a contratação de uma empresa ou profissional da área de construção encarece a obra, sendo que na verdade é exatamente ao contrário. A engenharia qualificada aplicada ao gerenciamento de uma obra não é somente a segurança, mas também é o sinônimo de economia.

Cabe salientar que de acordo com a NBR 16289/2014, toda e qualquer obra em apartamentos ou casa é de supra importância à presença de um Engenheiro responsável, que este por sua vez vai analisar os riscos e cumprir as exigências previstas nas Normas ABNT. É evidente que para pequenos reparos como gesso e pinturas não há necessidade de acompanhamento técnico, as exigências se dão em relação a troca de revestimentos, alterações de estruturas e ou aumento de carga elétrica.

No Brasil, devido a constantes acidentes em obras por pessoas não qualificadas, é obrigatório o acompanhamento de profissionais habilitados pelo CREA seja para aprovação de projetos, execução de cálculos estruturais e responsabilidade de obras.

Para início de uma obra, a pessoa deve ter seu projeto aprovado pela Prefeitura local, além do alvará de autorização de construção ou reforma.

Realmente lidar com uma equipe de obra não é fácil, precisamos nos reinventar a cada dia, respeitando as limitações de cada um e delegando as funções em porções suportadas a cada profissional. O estresse existe, pois desenvolver um projeto não á apenas executar a montagem de tijolos, é resumidamente concretizar um sonho. Conte sempre com um Engenheiro.